Audiência pública debateu situação dos produtores de leite

Na última quinta-feira, 13, foi realizada uma audiência pública em Porto Alegre, promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para debater a situação dos produtores de leite do Estado, que estão sem receber.


Na última quinta-feira, 13, foi realizada uma audiência pública em Porto Alegre, promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para debater a situação dos produtores de leite do Estado, que estão sem receber há mais de meses de empresas como a LBR, Promilk, Pavlat, Hollmann e Monday.

Fizeram parte da mesa, o presidente da Fetag, Elton Weber, acoordenadora estadual da Fetraf no Rio Grande do Sul, Cleonice Back, os deputados estaduais Altemir Tortelli, Ernani Pólo, Maria Helena Sartori, Zilá Breitenbach, Heitor Schuch, Gerson Burmann e o vereador Marcos César Barriquello, dentre outros. 
Os encaminhamentos foram os seguintes para os produtores atingidos por essas indústrias:
- Encaminhar ao MDA dados e informações para verificação da necessidade de uma linha de crédito emergencial;- Revisar os futuros incentivos fiscais do governo com relação às novas instalações de empresas no Estado;
- Verificar a situação das empresas que fizeram aquisição de ativos da LBR. Caso haja valores ainda a serem pagos, que estes possam ser direcionados para garantir o pagamento dos produtores credores desta indústria; - Produtores devem solicitar prorrogação das dívidas imediatamente nos agentes financeiros;- Construção de regramento, através de lei federal, que priorize o crédito dos produtores em caso de recuperação judicial ou falência; - Seguro diferenciado aos produtores de leite, que assegure tal condição; - Movimento permanente em defesa dos produtores de leite com todas as entidades comprometidas com o setor; e
- Que o Ministério Público acompanhe a transferência de bens que as empresas podem estar fazendo.Ainda foram reivindicadas uma Política Nacional para a Produção Leiteira (preço mínimo, campanha de valorização do leite, entre outras).
Também foi solicitada a anistia das dívidas junto ao Feaper.

Nos próximos dias, está prevista a ida das entidades representativas dos produtores para Brasília, a fim de discutir as reivindicações com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda.

Audiência pública debateu situação dos produtores de leite




Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Benjamin Constant, 116, Centro, 98700-000, Ijuí - RS
Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100

Horário de atendimento: Atendimento ao público de segunda-feira: 12h às 18h. De terça a sexta-feira: 07h às 13h. Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas.

Visualizar mapa